Otimização De Sites – Conheça 2 Pontos Importantes Sobre SEO

O SEO (Serch Engine Optimization) é fundamental para qualquer site, na verdade ele é essencial. O SEO serve na otimização de sites para facilitar os motores de busca a encaixar seu site nas palavras-chaves relacionadas e definir uma pontuação para o posicionamento de sua páginas nos resultados de pesquisa.

O maior site de pesquisas é o Google e é principalmente ele que todos os blogueiros procuram agradar além dos leitores, claro. Mas podemos citar mais buscadores como o Yahoo, Bing e Ask.

É de extrema importância que você procure saber como funciona o SEO e o que fazer para melhorar o posicionamento de suas páginas e nunca sofrer punições.

É importante lembrar que a otimização de qualquer site para que ele seja facilmente encontrado vai durar a vida toda. Aplicar estratégias de forma contínua é essencial para que os resultados apareçam com o tempo. Você não conseguirá isso de uma hora para outra.

SEO – Otimização se sites

O objetivo dessa “otimização” é entrar no jogo dos motores de busca naturalmente. Posso citar dois fatores interessantes sobre a prática de um SEO bem feito:

>Ele cria uma grande experiência para o usuário da web;

>Comunica aos motores de busca o que seu site tem a oferecer para que eles possam recomendá-lo para pesquisas relevantes;

>Quanto melhor for seu conteúdo e quanto mais otimizado ele for, maiores serão suas chances de aparecer na primeira página de resultados;

>Quanto mais o público interage com seu site, mais ele será bem visto pelos buscadores.

 

Digamos que seu site é como um bolo… 😛

otimizacao-de-sites

Os links de suas páginas, anúncios pagos e interações sociais são a cobertura do bolo. São elementos que chamam atenção para que seus visitantes venham “saborearseu blog.

Já o conteúdo, banners, esquema de cores, tipo de tema, sistema de gerenciamento de conteúdo, formam os ingredientes que devem seguir de acordo com a receita proposta pelos buscadores.

Se o blog é de mau gosto, o nosso amigo Google vai pensar duas vezes antes de indicá-lo para seus usuários.

 

1. Os motores de busca estão procurando…

Eles procuram fazer o seu trabalho da melhor forma possível, então buscam sites que eles consideram mais relevantes para mostrar nos resultados.

Não se sabe ao certo todos os critérios que definem a relevância de um site, pois muitas pessoas poderiam se aproveitar dessas informações para benefício próprio. Em geral os sites que o Google procura recomendar aos seus usuários têm:

 

Ótimo conteúdo: O conteúdo é a informação que está presente na página sendo levadas em consideração a sua relevância, autenticidade, gramática, uso de links, presença da palavra-chave, tamanho do texto etc.

Boa performance: Esse critério leva em consideração a velocidade de carregamento do site e se ele funciona corretamente. Cuidar da velocidade de carregamento não é tão simples mas quando se fala em WordPress tudo pode se dar um jeito. Uma dica é instalar o plugin W3 Total Cache e utilizar em seus artigos imagens menos pesadas (abaixo dos 100kb)

Autoridade: Quando sites maiores de mesmo nicho que o seu e com mais relevância apontam para o seu através de links em seus artigos, o seu site tem uma propensão maior de também conseguir cada vez mais autoridade.

Na medida que um site fica maior com o tempo receberá links naturalmente. Essa estratégia pode ser manipulada, mas sem exageros.

Boa experiência do usuário: Seu site é bonito? Ele é fácil de navegar? Esses são alguns fatores que influenciam na sua taxa de rejeição. Quanto maior essa taxa, menos o Google se importará com seu site.

Essa taxa é definida pela quantidade de pessoas que visitam apenas uma página do seu site, quanto mais as pessoas navegarem nele menor é essa taxa e maior sua autoridade.

 

2. Os buscadores não se agradam disso…

Dentro das técnicas de otimização de sites todas visam não ferir as regras dos motores de busca, pois isso pode até funcionar por um período mas a longo prazo pode te prejudicar muito.

Lembre-se que eles passam por constantes mudanças a fim de detectar fraudes e aplicar punições quando consideram necessárias.

 

Existem alguns itens que os motores de busca geralmente não gostam:

Palavras-chave em excesso: O uso abusivo de palavras-chave dentro do conteúdo de uma página funcionou bem antigamente, mas isso mudou quando os motores de busca perceberam que isso era facilmente manipulado. Foque num bom conteúdo com suas palavras-chave e variações delas, mas sem exageros.

Links comprados: Muitos blogueiros utilizam uma estratégia chamada Guest Post que eu até recomendo principalmente se você está iniciando. Mas você deve ter cuidado com isso, pois ela consiste em uma troca de links e isso deve parecer uma atividade o mais natural possível.

Existe algumas medidas a serem tomadas para que os buscadores não penalizem seu site por acusação de compra de links.

Experiência ruim para o usuário: Você deve providenciar uma navegação fácil para seus visitantes. Isso inclui a utilização harmoniosa da publicidade, adaptação do site para várias telas, permitir que ele encontre rapidamente o que deseja, o conteúdo tem que ser relevante etc.

Você tem que adaptar o site para uma melhor experiência de seu usuário e tentar diminuir ao máximo sua taxa de rejeição.

 

Ainda não terminou…

O Google pensa exclusivamente na exatidão das informações mostradas em suas páginas de resultado. Portanto blogs novos não atingem audiência facilmente e para se destacarem eles devem aplicar as técnicas de SEO sempre e induzir seus usuários a interagir com suas publicações através das redes sociais.

Aqui na SOCIAL FORMULA TOP você encontrará algo muito diferente do cenário atual do Marketing Digital. Essa plataforma permite que seu blog consiga visitantes já desde o início e poupe seu TEMPO, ESFORÇO e DINHEIRO a procura de ferramentas, resolução de problemas técnicos, geração de tráfego, procura de boas imagens etc.

Participando da SFT, você ainda contribui com um propósito nobre que é a divulgação de causas sociais que não vai beneficiar somente você financeiramente, vai beneficiar também famílias que terão uma esperança a mais de encontrar parentes e amigos desaparecidos. Venha ser TOP também!

otimizacao-de-site-seo

 

Seu comentário é muito importante pra mim. Deixe abaixo sua opinião abaixo.    🙂

 

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Olá, me chamo Alan Silva e sou Empreendedor Digital. VOCÊ deseja alcançar seus objetivos também? Faça como eu, torne-se um afiliado da Social Formula TOP agora e venha ter sucesso com a gente.Clique aqui e junte-se a equipe SFT!


O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de detecção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.