6 Dicas Para Aumentar o Engajamento Dos Usuários No Seu Blog

Um blog só vai ganhar força ao longo do tempo se seus usuários interagirem e se mostrarem interessados pelo seu conteúdo compartilhando, curtindo e comentando. Para que isso se torne possível, é necessário levar em conta alguns fatores importantes desde o início, para aumentar o engajamento do seu blog.

Abaixo vou passar pra você algumas dicas para melhorar a interação dos seus visitantes com seu blog.

Vários possíveis fatores podem ser apontados para que os visitantes não interajam com seu blog, isso pode ser o conteúdo de baixa qualidade, excesso de publicidade, carregamento lento do site etc.

 

1>> carregamento do site – Quanto mais rápido melhor

Eu não gosto de sites lentos e você? Sites lentos afastam visitantes e esse problema é fácil de resolver se você está iniciando, mas se você já tem um blog com vários artigos então é melhor estudar bem o que se pode fazer.

Você pode ver como anda o carregamento através dessas ferramentas gratuitas:

> Pingdom Website Speed Test

> Google PageSpeed Insights

Uma coisa que costuma interferir o carregamento rápido de seu site, são imagens pesadas. Quando você for escolher suas imagens procure editá-las pelo Photoshop ou um editor online e procure a opção “salvar para web” (se possível), assim é você diminuirá suas imagens de 200Kb ou mais, para menos de 100Kb por exemplo, sem perder muita qualidade. Acredite, isso fará muita diferença no tempo de carregamento.

 

2>> Preocupe-se com o layout do seu blog

Existem blogs com uma aparência digamos “relaxada” que ainda assim dão um certo resultado. Mas isso não é desculpa para que você não se importe com a aparência do seu.

Imagine seu blog como se fosse uma casa em que você recebe todo tipo de gente, logo, se essa casa estiver sempre limpa e arrumada, vai deixar seus visitantes mais à vontade. Portanto, procure temas bonitos com cores que se combinam entre si. Tenha um carinho especial ao escolher suas imagens de destaque, as imagens que ficam dentro dos artigos e, para o bem do seu blog, não exagere nas publicidades.

Veja esse artigo que mostra onde encontrar templates gratuitos para WordPress.

 

3>> Passe um bom conteúdo

engajamento-gf567

Sempre que você publicar um novo artigo procure passar uma informação útil, original e com uma linguagem que seu público entenda.

Para o iniciante é mais difícil pois ele ainda vai se habituar a escrita de artigos, mas seja claro ao repassar suas ideias e procure sempre melhorar seus textos, tanto no desenrolar das ideias quanto na gramática.

 

Dentro desse conteúdo podemos citar mais alguns pontos importantes:

Separe um tempo para a escolha de um título persuasivo e otimizado para SEO;

Para um maior conforto e possibilidade de que o leitor leia o máximo possível de seus textos, tente escrever no primeiro parágrafo o que ele verá mais abaixo;

Tente não escrever mais que cinco linhas em cada parágrafo, mais que isso pode tornar a leitura cansativa;

Se possível, sempre acrescente uma Call-to-action no final de seus artigos;

É de suma importância que você peça que seu visitante deixe uma dúvida, opinião ou incitar uma discussão no campo de comentários tanto nos artigos como em seus vídeos também.

 

4>> Escolha belas imagens para seus artigos

Com certeza você já ouviu que nosso rosto é nosso “cartão de visita”. Certo?

Então, escolher belas imagens para seus artigos pode ser mais uma forma de fazer com que seus visitantes fiquem um tempinho a mais no seu blog e consumam seu conteúdo. Isso vale para as redes sociais também, pois uma imagem bonita chama muita atenção para o seu artigo.

Imagens de alvos, gráficos ascendentes, representação de dinheiro, representação de luxo e setas são ótimas opções.

Mas uma dica bem interessante é escolher imagens com pessoas. Pessoas alegres, bonitas e bem arrumadas chamam muito mais atenção.

 

5>> Banners em excesso fazem mal!

Ninguém gosta de acessar blogs com banners e publicidade em todo lugar.

Preocupe-se em deixar seu blog limpo, isso não quer dizer que você não deva utilizar publicidade, você só tem que fazer isso de forma prudente e harmoniosa.

O AdSense só aceita que você coloque no máximo três blocos de anúncios em cada página, até ai tudo bem. Mas você pode ter a ideia de procurar outro sistema de publicidade para colocar mais banners no seu blog, isso é errado.

Saiba que seu visitante pode pensar que você só quer vender algo a ele, além de poluir seu blog isso pode fazer com que ele não volte mais. E, se o seu conteúdo for muito fraco ai sim é que ele não volta mesmo.

 

6>> Seu blog nas redes sociais

dicas-de-seo

Acredito que todos blogueiros, assim que criam seus blogs, já integram eles com as redes sociais, principalmente com o Facebook.

Isso é uma boa ideia, mas não adianta criar perfis e páginas em muitas redes sociais ao mesmo tempo se você não alimentá-las com conteúdo. Procure sempre estar presente nas redes para incentivar seus visitantes.

Outra coisa, cada negócio tem seu público alvo e cada público pode estar mais  presente em determinados lugares na web. Então procure estar mais presente naqueles lugares em que há uma concentração maior de pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer.

Uma coisa interessante é que o Google se importa cada vez mais com os blogs que estão presentes nas redes sociais. Isso pode melhorar seu tráfego e sem falar que se seus conteúdos forem bem compartilhados nas redes haverá uma quantidade maior de links apontando para seu site.

 

7 >> IMPORTANTE!

Seja regular na postagem de artigos e se possível na postagem de vídeos também. Isso aumenta sua autoridade diante dos mecanismos de busca e “acostuma” os Robôs a visitarem seu blog naquela data determinada e indexar suas páginas mais rapidamente.

Seus leitores também se acostumam em receber novos conteúdos regularmente e aumenta a possibilidade de eles compartilharem e atraírem novas visitas.

 

Realmente não é tão fácil administrar um blog para conseguir melhorar seus resultados cada vez mais, principalmente se você está sozinho nessa. É necessário muita determinação e persistência para fazer seu negócio crescer e gerar lucros.

Mas eu tenho uma notícia ótima para você que deseja montar um negócio online, é a rede de blogs da SOCIAL FORMULA TOP.

Aqui você recebe um blog pronto, com tráfego gratuito e um curso bem prático que te ensina como aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Eu inclusive tenho meu negócio na SFT e posso te afirmar que valeu a pena cada minuto que gastei pra deixar tudo funcionando.

Saiba mais como a SFT vai mudar sua vida (DE VERDADE) clicando aqui.

Agora é sua vez…

Espero que tenha gostado do conteúdo. Estou me esforçando para sempre melhorar meus artigos para que eles se tornem cada vez mais úteis aos meus leitores.

Você pode dar sua contribuição escrevendo nos comentários, talvez sua dúvida possa ser assunto de um próximo conteúdo.

Aguardo seu comentário logo abaixo. Tenha certeza que vou te responder com todo prazer.

 

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Olá, me chamo Alan Silva e sou Empreendedor Digital. VOCÊ deseja alcançar seus objetivos também? Faça como eu, torne-se um afiliado da Social Formula TOP agora e venha ter sucesso com a gente.Clique aqui e junte-se a equipe SFT!


O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de detecção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.